Este blog foi criado como parte da avaliação da disciplina Informação em Mídias digitais do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, e destina-se a comentar e apresentar informações referentes a mídias digitais, nas Ciências da Informação.



terça-feira, 29 de junho de 2010

JORNAIS DIGITAIS

Essa é a imagem mais comum:jornais na forma digital convivendo com jornais impressos.



A sociedade moderna cada vez mais nos “empurra” para o mundo digital. Os jornais, tão conhecidos nossos na forma impressa, hoje já estão quase na sua totalidade, disponíveis também na forma digital.
Os sites de notícias cada vez são mais visitados. Esses jornais disponibilizados na forma digital possibilitam uma maior agilidade no acesso a informação.
De uma forma prática, acesso o meu jornal favorito, leio o conteúdo que interessa e posso também “guardar” algum conteúdo para posterior pesquisa.
Além disso, há também a visão ecológica. Jornais impressos implicam em utilização do papel. Jornais digitais não utilizam papel, colaborando assim com um mundo mais sustentável.
Com isto surge a necessidade de uma nova forma de jornalismo. Os jornais digitais reúnem características de varias mídias, que devem ser rapidamente entendidas pelos profissionais do jornalismo.
Com certeza os jornais impressos não irão desaparecer, pois algumas particularidades da versão impressa agradam a muitas pessoas. Muitos gostam de carregar o seu jornal para todos os lugares, lendo aos poucos as notícias, e até dias depois de serem publicadas. Até essa alternativa seria resolvida pelos ebooks, mas essa tecnologia ainda encontra muita resistência por parte da sociedade.
Tudo isso leva a uma certeza: por muito tempo ainda teremos a convivência da versão digital com a versão impressa, pois uma versão pode auxiliar a outra.




Referência:

MANTA, André. Guia do Jornalismo na Internet. Disponível em . Acesso em 29 jun. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário